22 de ago. de 2008

"My favorite things"

Na mesma vibração de B., vou faltar ao Encontro de Editores Independentes (ah, pelo amor de deus, sexta 19h30!)

Quero ouvir a trilha sonora da Noviça Rebelde. Pra quem não conhece, é um filme de 1965, adaptado de um famoso musical. Tem tudo que um musical precisa ter: musica, dança, coisas bregas, freiras que dançam, romance, guerra, um personagem meio viado... enfim, tudo isso e muito mais.
Durante a minha infância minha mãe tocou essas músicas no piano, na vitrola, na fita K7... nós ficávamos interpretando as cenas (sim, mamãe é diva). Tanto que já fui a Liesl, a Gretl, a Fraulein Maria, a Louisa, a Brigitta... (e um dos meninos também, mas deixa pra lá)

Mas além das músicas, o melhor é o Christopher (delícia) Plummer. Que faz o capitão Von Trapp, um viúvo pai de 7 filhos que se apaixona pela babá, uma noviça sem a mínima vocação para ser freira. Não só isso! O filme se passa na Áustria durante a segunda guerra mundial, e como capitão do país anexado, ele é convocado para assumir um posto na marinha nazista... e não aceita começando uma luta contra os nazistas que termina com a fuga da família inteira.

Que homem...

De uma forma ou de outra acho que sempre procurei essa imagem nos homens: um cara que soubesse dançar valsa, fazer piadas irônicas, cantar "edelweiss" e lutar contra os nazistas.
Por mim eu casava com ele e mandava os 7 pentelhos pro internato (a não ser que eles ficassem cantando para mim).

Enfim, aqui vai Capitão Von Trapp (ai ai...) em uma cena que ele canta uma música em homenagem à Austria em um festival, contrariando as autoridades nazistas presentes por despertar o patriotismo austríaco. (depois eu fui descobrir que Edelweiss é a flor nacional da Suiça! Mas ok).Ele fica emocionado, a platéia canta junto e eu fico toda arrepiada




every morning you greet me...

Nenhum comentário: